6 found
Order:
  1.  7
    Filosofia das Tecnociências: com quantas mãos se faz uma plantação?Ronei Clécio Mocellin & Débora Aymoré - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Se na filosofia e história do corpo os posicionamentos são agrupados entre os que consideram haver substância única (Espinosa) ou dupla (Descartes) que conformam diferentes aspectos dos indivíduos (alma/mente – corpo), na filosofia da ciência nos confrontamos com a o terceiro excluído nestes dualismos com consequências existenciais: trata-se da técnica ou, para utilizarmos um termo mais preciso, das tecnologias. Neste sentido, a máquina é um corpo, não do tipo que nasce naturalmente: as máquinas nascem de um parto artificial, emergem a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Louis-Bernard Guyton de Morveau e a revolução química das Luzes.Ronei Clécio Mocellin - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):733-758.
    O objetivo deste artigo é investigar a concepção enciclopédica de revolução científica posta em prática pelo químico francês L.-B. Guyton de Morveau (1737-1816). Deslocando a análise do conhecimento químico das Luzes do programa traçado por Lavoisier (1743-1794), sugerimos uma concepção revolucionária republicana, proclamada como resultado do esforço de uma coletividade. Daremos destaque a três abordagens revolucionárias de Guyton de Morveau no âmbito da química. A primeira foi sua atuação no ensino dessa ciência, cuja pedagogia e métodos de ensino foram fundamentais (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  27
    Artificializar a natureza, naturalizar a sociedade: A química a serviço da filosofia.Ronei Clécio Mocellin - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:89-97.
    Nossa comunicação terá um objetivo duplo. De uma parte, esclarecer alguns conceitos que fundamentam o conhecimento químico na segunda metade do séc. 18 e, de outra, explicitar seu uso como instrumento no laboratório filosófico de Jean-Jacques.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Apontamentos filosóficos sobre as tecnociências.Ronei Clécio Mocellin & Débora Aymoré - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    A proposta de organização deste número especial do Cadernos PET Filosofia surgiu da demanda de estudantes do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para que fosse ofertada uma disciplina optativa tratando da emergência da noção de Tecnociência no cenário filosófico contemporâneo. Essa demanda foi parcialmente contemplada, com a inclusão do tema nos planos de ensino das disciplinas ofertadas durante o ano de 2021 pelos professores Ronei Clécio Mocellin e Débora Aymoré, iniciativa esta posteriormente replicada no contexto das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Química e Modernidade.Ronei Clécio Mocellin - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    Quando se aborda a chamada Revolução científica moderna normalmente se faz referência à astronomia e à física-matemática. O conhecimento químico não é considerado como paradigma para a emergência da ciência moderna. Neste brevíssimo artigo apenas apontarei alguns elementos e eixos de investigações dedicados ao estudo da natureza química e das propriedades dos materiais, essenciais para o novo modelo de sociedade que emergiu na modernidade. Assim, vamos a uma rápida visita a alguns lugares-epistêmicos do século XVII nos quais poderíamos nos deparar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    Style of reasoning and technical-cultural capillary action in the Chemistry of 18th century.Ronei Clécio Mocellin - 2015 - Scientiae Studia 13 (4):759-780.
    RESUMO Neste artigo pretendo identificar um "estilo de raciocínio" próprio à química e apontar a disseminação de seus produtos e conceitos. O objetivo é o de explicitar alguns elementos que caracterizam o estilo de pensar e de fazer da química na segunda metade do século XVIII, sua capilarização técnico-cultural. O delineamento de um estilo químico de raciocinar origina-se da constância dos espaços técnico-epistêmicos em que o saber químico é construído. A química é uma ciência de laboratório, eminentemente técnica e operatória, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark